terça-feira, 1 de maio de 2018

LESÕES ARTICULARES: HÉRNIA DE DISCO

Independentemente do tipo ou local onde ocorrem lesões, esse tipo de problema pode limitar os movimentos do seu corpo, dificultando a execução de diversas funções diárias.
A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinal e que emergem das vértebras. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. O disco vertebral é uma estrutura de fibrocartilagem que serve para evitar o contato direto entre uma vértebra e outra, e amortecer o impacto gerado pelos saltos, por exemplo.



A hérnia de disco pode ser dividida em três tipos diferentes, de acordo com sua deformação:
Hérnia de disco protrusa: é o tipo mais comum, quando o núcleo do disco permanece intacto, mas já há perda da forma oval;
Hérnia de disco extrusa: quando o núcleo do disco se encontra deformado, formando uma 'gota';
Hérnia de disco sequestrada: quando o núcleo está muito danificado e pode até mesmo se dividir em duas partes.
O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito através da observação dos sintomas e de exame físico, mas também pode ser confirmado por exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que servem para avaliar o disco, sua espessura, a localização exata da hérnia e que tipo de hérnia a pessoa tem.
Quando realizado o tratamento corretamente, os sintomas levam de 1 a 3 meses para desaparecer, em alguns casos esse período pode ser maior, pois cada paciente responde ao tratamento de uma forma. Os tratamentos para a hérnia de disco consistem em:
-Uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
-Sessões de fisioterapia com equipamentos, alongamentos e exercícios individualizados;
-Osteopatia que consiste em estalar a coluna e realinhar todas os ossos e articulações;
-Exercícios como RPG, hidroterapia ou Pilates orientado por um fisioterapeuta.
A maioria das pessoas que seguem esses tratamentos se recupera e retorna a suas atividades normais. Poucas pessoas precisarão de tratamento mais específico, que pode incluir injeções de esteroides, que bloqueiam a dor, radiofrequência pulsada ou cirurgia.

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/hernia-de-disco/>. Acesso em: 01 mai. 2018.
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hernia-de-disco>. Acesso em: 01 mai. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário