segunda-feira, 30 de abril de 2018

ATIVIDADE FÍSICA X CUIDADO COM O JOELHO

Quem é que não quer ter um corpo bonito? Essa pergunta tem uma resposta óbvia, a maioria das pessoas almeja ter seus músculos e corpo definido. E para obter resultados, a solução mais comum é começar a fazer exercícios por conta própria ou frequentar uma academia.
    Porém, ao praticar exercícios, temos que ter muito cuidado com nossas articulações. O que muitos não sabem, é que movimentos errados, esforço excessivo, má postura e falta de intervalos entre as séries de exercícios podem causar sérios problemas no joelho. É de extrema importância fazer todas as atividades físicas com a orientação de profissionais e sem ter pressa para ganhar músculos, para não sobrecarregar essa importante articulação, assim, evitando lesões e desgastes de estruturas essenciais do joelho.
    O joelho é composto por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, sendo divido em duas articulações: fêmoro-patelar (entre a patela e o fêmur) e fêmoro-tibial (entre o fêmur e a tíbia). Ligamentos, sendo eles cruzado anterior, cruzado posterior, colateral fibular (lateral) e colateral tibial (medial). Meniscos medial e lateral, cartilagem articular de hialina e na parte interna está presente à membrana sinovial que reveste a cavidade sinovial, que secreta o líquido sinovial, que lubrifica estruturas do joelho e diminui o atrito.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/03/sobrecarga-na-musculacao-pode-provocar-lesoes-nos-joelhos. >. Acesso em: 30 de abril de 2018.

     A articulação do joelho é muito vulnerável, sofre lesões com exercícios comuns, como o agachamento com as pernas, que força os ligamentos, meniscos e tendões, gerando inflamações nos tendões que causa a degeneração da cartilagem e dos meniscos.  Outro exercício muito praticado é o agachamento com uma perna e depois com outra, nessa atividade, o peso do corpo pode se concentrar apenas na região articular, fazendo uma alta pressão sobre os ligamentos, que acabam se esticando e rompendo.  Quando é realizado exercício para glúteos e músculos atrás das coxas de forma incorreta, pode haver uma inflamação causada pelo líquido sinovial, prejudicando os tendões ou inflamando a região posterior do joelho. Quando o joelho é muito sobrecarregado, pode ocorrer a lesão chamada de condromalacia patelar, cujos sintomas são a dor, inchaço e movimentos limitados, se não mudar os hábitos físicos essa lesão pode evoluir para a artrose, doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, que é o problema mais grave em uma articulação. Portanto, toda atividade física deve ser levada a sério, principalmente quando se trata da articulação do joelho.
   Portanto, em caso de dor, as atividades físicas devem ser interrompidas imediatamente, pois ela é um aviso que a articulação, no caso a do joelho, está sendo muito sobrecarregada e consequentemente poderá sofrer alguma lesão. É importante ressaltar que não são todos os exercícios físicos que prejudicam a articulação do joelho, apenas aqueles que são feitos de forma incorreta e sem acompanhamento de um profissional, inclusive há exercícios que fortalecem os músculos do joelho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário