Na Província de Bolonha, dentro do grande Palazzo dell’ Archiginnasio se encontra o Teatro Anatômico,
incrivelmente coberto com madeira esculpida, construído por Antonio Levante em
1637 para o ensino da anatomia.
Por volta do século XIV, as dissecações se tornavam cada
vez mais comuns no meio acadêmico, houve então um decreto que determinou ao Colégio
de Médicos e Cirurgiões de Veneza, na Itália, que praticassem pelo menos uma
dissecação publica, anualmente, para suprir as necessidades do homem em conhecer
seu próprio corpo. Esse evento social ocorria no Teatro Anatômico.
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/by_lawrencesmith/5625907312. Acesso em: 14 de mai. 2018.
Ao centro a mesa onde ocorriam as dissecações.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/544513411170488448/?lp=true. Acesso em: 14 de mai. 2018.
Dentre todas as admiráveis esculturas, uma das mais
interessante é a do pioneiro da rinoplastia, o médico Tagliacozzi, com um nariz na
mão.
Disponível em: https://remedianetwork.files.wordpress.com/2013/10/tagliacozzi_teatro.jpg. Acesso em: 14 de mai.
2018.
As dissecações realizadas pelo físico Giovanni Aldini, eram
verdadeiros espetáculos, através das técnicas de galvanização, o anatomista
realizava descargas elétricas, nos corpos, que causavam contrações musculares
de modo que houvesse uma “ressuscitação” momentânea. Esses instantes eram
aclamados pelo público.
Em outra ocasião, Aldini fez uso do corpo de George
Foster, um criminoso que foi enforcado em Newgate, Inglaterra. Ele estimulou o
corpo de Foster por meio de correntes elétricas, de tal forma que seus
músculos se contraíram e ele levantou-se da mesa. Aldini continuou com os
choques e o cadáver começou a se contorcer e a "dançar", segundo
informes da época. As pessoas realmente acharam que Foster estava vivo.
Esses acontecimentos influenciaram uma das maiores produções
literárias, a famosa obra “Frankenstein”.
Aos poucos, a dissecação foi banida do cotidiano dos
leigos, até que passou a ser uma exclusividade da classe média, com a chegada
da modernidade, as dissecações se limitaram aos laboratórios de anatomia.
TALAMONI, A. C. B. Os nervos e ossos do ofício: uma análise
etnológica da aula de anatomia. São Paulo: UNESP Digital, 2015.
Disponível em: https://www.bolognawelcome.com/home/scopri/luoghi/architettura-e-monumenti/edifici-e-vie-storiche/palazzo-dellarchiginnasio/. Acesso em: 14 de mai. 2018.
Disponível em: https://www.bolognawelcome.com/home/scopri/luoghi/architettura-e-monumenti/edifici-e-vie-storiche/palazzo-dellarchiginnasio/. Acesso em: 14 de mai. 2018.
Disponível
em: https://www.flickr.com/photos/by_lawrencesmith/5625907312. Acesso em: 14 de mai. 2018.
Disponível
em: https://remedianetwork.files.wordpress.com/2013/10/tagliacozzi_teatro.jpg.
Acesso em: 14 de mai. 2018.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/544513411170488448/?lp=true. Acesso em: 14 de mai. 2018.
Disponível em: https://ceticismo.net/2012/03/25/giovanni-aldini-o-pai-eletrico-de-frankenstein/.
Acesso em: 14 de mai. 2018.
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