terça-feira, 1 de maio de 2018

COMO UM OSSO QUEBRADO SE RECUPERA?

Os ossos apresentam uma incrível capacidade de regeneração. O osso é um tecido vivo que está constantemente sofrendo mudanças. Para que ocorra a cicatrização de uma lesão, é fundamental que sejam formadas novas células capazes de ligar uma extremidade óssea à outra.
Disponível em: <https://abrilsaude.files.wordpress.com/2017/01/osso-quebrado.jpg>. Acesso em: 30 abr. 2018.

Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue nas extremidades do osso quebrado e dos tecidos ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que irão estimular as células que trabalham no processo de regeneração óssea.
O suprimento de sangue passa a aumentar, permitindo que as células mortas dessa região sejam absorvidas, então o organismo produz um tecido cartilaginoso na região da fratura para cicatrização, chamado de calo mole (ou calo temporário). Neste calo, ocorre uma grande proliferação de células osteogênicas, ou seja, que são capazes de formar os ossos. Os osteoblastos formam então o chamado calo ósseo, que gradativamente vai surgindo em substituição ao calo temporário. Esse novo calo é capaz de evitar que o local da fratura seja movimentado, porém ainda não apresenta a resistência comum de um osso. Uma saliência pode aparecer bem nessa região.
Progressivamente esse calo ósseo vai sendo substituído por um osso compacto, processo que pode durar até mesmo um ano, a depender do paciente. A cicatrização de um osso depende de vários fatores, tais como o tipo do osso fraturado, local onde ele foi lesionado, e, principalmente, a idade do paciente. Além desses fatores, a cicatrização perfeita ocorrerá apenas se houver a aproximação precisa das extremidades do osso que sofreu a lesão.
A aproximação das extremidades de uma fratura deve ser feita por um médico, pois só assim serão evitadas complicações mais sérias. Na maioria das vezes, além da aproximação, é necessário o uso de outros materiais para manter o osso alinhado, como talas, gessos, fixadores externos, e em alguns casos, cirurgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário